8 de mar. de 2009

VERDADE OU MITO?

Muitos crentes consideram que a sua religião é a verdadeira, a única que conduz a vida eterna, as demais são mitos. Que base usaram para concluir que a sua religião é a única verdadeira? Darei a vocês a resposta, vejamos!


Toda religião teve um começo, e em muitos casos o seu fundador passou por uma experiência espiritual. Convido os leitores a analisar três relatos de pessoas que fundaram religiões, depois decidam qual história/estória é verdade ou mito. Raciocine também qual o critério que você usou para distinguir a história verdadeira do mito.


1º Relato.


Alguém contou o que se segue:


"Certa noite, eu estava no meu quarto.
De repente, meu quarto ficou extremamente brilhante e um anjo aparece.
O anjo me diz que há uma pilha de placas douradas enterradas ao lado de uma colina em Nova Iorque.
Nessas placas há registros escritos no idioma de um povo judeu que habitava a América do Norte há 2.000 anos atrás.
Esse anjo me levou até essas placas e eu as levei para casa.
O anjo me ajudou a traduzir as placas, que depois foram levadas para o céu, e nunca mais foram vistas.
Eu fiz um livro com a tradução das placas. Ele conta estórias desta civilização de judeus vivendo nos Estados Unidos há 2.000 anos atrás.
Eu também mostrei essas placas douradas para um certo número de pessoas que são minhas testemunhas, e eu tenho assinaturas delas confirmando que, de fato, viram e tocaram essas placas antes de serem levadas para o céu".


Este relato é a base para a existência de uma religião que se espalhou pelo mundo, chamada “Igreja Mórmon”. Milhões de mórmons acreditam nesta estória do anjo, das placas e da civilização judaica vivendo na América do Norte há 2.000 anos atrás. Joseph Smith que viveu nos Estados Unidos no começo do século XIX contou esta estória. Ele escreveu o Livro dos Mórmons com base na “tradução das placas douradas”.


Para você, este relato é verdade ou mito? Está é a religião verdadeira?


Antes de aceitar este relato como verdade, você poderia questionar. 1) As testemunhas com seus atestados assinados não prova nada. Alguém poderia ter pago as testemunhas, ou poderia tê-las inventado. 2) Onde estão as provas materiais que existiu a 2.000 anos atrás milhões de judeus na América? Onde estão as ruínas das cidades e os artefatos usados por este povo?


Alguém te responde: as provas estão em algum lugar, um dia serão encontradas. É claro que os mórmons conseguem responder a cada questionamento. Apesar das respostas as questões levantadas, 99,99% da população mundial, rejeitou esta estória, a consideram uma ilusão, já que as evidências em contrário são volumosas.


2º Relato.



Alguém contou o que se segue:


"Eu estava sentado em uma caverna, quando uma luz brilhante e intensa aparece.
Uma voz diz apenas uma palavra: “Leia!” Eu me senti como se estivesse morrendo. Isto aconteceu várias vezes.
Então perguntei, “O que devo ler?” A voz diz “Leia, em nome do Senhor que criou os humanos de um coágulo. Leia que seu Senhor é o Mais Generoso. Ensinou através do cálamo. Ensinou ao homem o que este não sabia.
Confuso, enquanto corria para casa, vi a face gigantesca de um anjo no céu. O anjo se identificou como sendo Gabriel, e disse que era um mensageiro de Deus.
Em casa, naquela noite, o anjo apareceu em meus sonhos. O anjo apareceu diversas vezes, algumas em carne e osso. Escribas escreviam tudo o que eu dizia.
Então, numa noite após 11 anos do primeiro encontro, Gabriel apareceu com um cavalo mágico. Subi no cavalo, e o cavalo me levou para Jerusalém. Então o cavalo alado me levou às sete camadas do paraíso. Vi o paraíso e falei com pessoas nele. Então Gabriel me trouxe de volta para a Terra.
Continuei recebendo revelações de Gabriel por 23 anos, e então elas pararam. Todas as revelações foram gravadas pelos escribas em um livro que existe até hoje".


Baseado no livro “Understanding Islam”, de Yahiya Emerick.


Este relato é a base da religião muçulmana, praticada por mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. O homem é Maomé, e o livro é o Alcorão. Acreditam que foi desta forma que Alá deu sua revelação para a humanidade.


Novamente pergunto: este relato é verdade ou mito? É esta a religião verdadeira?


Se você não for muçulmano, talvez você considere o Alcorão um livro escrito por um homem e nada mais. Um cavalo alado que voa para o paraíso? Talvez você não acredite nisso.


Se você não acredita nestes dois relatos, deve ao menos respeitar as pessoas que acreditam.


3º Relato.



Um grupo de homens acreditando que Deus os comissionou para divulgar verdades vitais, passaram a fazer algumas afirmações. Contaram o que se segue:


“As verdades que apresento, como porta-voz de Deus, não foram reveladas em visões sonhos, tampouco pela voz audível de Deus, nem todas elas de uma só vez, mas gradativamente...., mas por causa do simples fato de que chegou o tempo devido de Deus”.
Quais foram estas revelações de Deus?
Os homens responderam: Jesus Cristo foi entronizado rei de forma invisível em 1874, depois receberam “novas luzes” e mudaram a data para 1914.
Uma outra revelação de Deus: O fim do sistema de coisas ou harmagedon viria no ano de 1914, depois de novas luzes mudaram a data para 1925, depois para o fim da segunda guerra mundial.
Como erraram três vezes a data do fim, passaram a ensinar que talvez o fim do sistema de coisas venha em 1975, e como não veio disseram que talvez venha antes do ano 2000.
Sob orientação divina, ensinaram em 1921 que Deus proibia o uso de vacinas, mas em 1952 disseram que Deus permitia o uso de vacinas.
Sob orientação divina, ensinaram em 1968 que Deus proibia o transplantes de órgãos, mas em 1980 disseram que Deus permitia o transplantes de órgãos.
Ensinaram que Deus proibia transfusões de todos os componentes do sangue, agora dizem que se pode transfundir apenas os componentes secundários do sangue.
Desde sempre estes homens com “orientação divina” tem ensinado muitas coisas a seus seguidores e depois voltam atrás, dizendo que receberam “novas luzes”.
Apesar de terem feito muitas falsas profecias, e muitas pessoas terem morrido por seguir a estes homens, eles dizem que fundaram a verdadeira religião, que as demais são falsas e que são comparadas a uma “grande meretriz”, e que o único modo de se ganhar a “vida eterna” é fazendo parte da religião deles.


Quem são estes homens, e que religião é esta? Eles são o “Corpo Governante”, lideres religiosos dos crentes conhecidos como “Testemunhas de Jeová”.


O relato que você leu é um resumo da história deles contada no livro “Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus”, e de outras publicações. Por volta de 7 milhões de pessoas, dedicam integralmente suas vidas em seguir ao “Corpo Governante”, já que eles afirmam que são “orientados por Deus”.


Novamente pergunto: este relato é verdade ou mito? É esta a religião verdadeira?


Antes de aceitar as Testemunhas de Jeová como religião verdadeira, queira questionar. 1) Se Deus não orientou o Corpo Governante através de “visões, sonhos ou voz audível”, como afinal orientou? 2) Seria possível Deus ter orientado estes homens que o fim do sistema viria em 1914, depois mudado de idéia e passado o fim para 1925, depois para 1941, depois 1975 e depois 2000? 3) A proibição das vacinas de 1921 a 1952, a proibição dos transplantes de 1968 a 1980 foi idéia de Deus?


As Testemunhas de Jeová tem respostas para todo questionamento que se faça a sua fé, mas os quase 7 bilhões de pessoas que não são TJ, consideram as afirmações do Corpo Governante como mito, já que as evidências em contrário são volumosas.


Analise os três relatos. Se você for imparcial, chegará a conclusão que é impossível confirmar a veracidade dos três relatos. Assim se acreditar que os que Mórmons e Muçulmanos estão enganados, forçosamente terá que acreditar que as Testemunhas de Jeová estão erradas.


Se você é Testemunha de Jeová, por favor, pare um momento e olhe novamente as estórias dos muçulmanos e dos mórmons e do corpo governante das TJ. Porque você acha que a estória do corpo governante é a verdadeira? Os Mórmons e os Mulçumanos, pelo menos não tiveram a ousadia de marcar erroneamente várias vezes a data para o harmagedon, também não fizeram proibições médicas que causaram mortes.


Os muitos erros do corpo governante, comprovam que eles não constituem a única religião verdadeira. Estes erros provam que estão equivocados naquilo que ensinam.


Se você for Testemunha de Jeová, estará pensando: minha religião é verdadeira, o corpo governante não mentiu. Por quê? Por que você é capaz de usar seu bom senso para rejeitar as estórias como a dos mórmons e dos muçulmanos, mas não a estória do corpo governante?


Só existe uma razão para se acreditar em qualquer um dos três relatos: A FÉ.


Ninguém além de crianças pequenas acredita em Papai Noel. Ninguém além dos Mórmons acredita em Joseph Smith. Ninguém além dos muçulmanos acredita em Maomé. Ninguém além das Testemunhas de Jeová acredita no Corpo Governante.


Por que as Testemunhas de Jeová se consideram melhores que os demais, porque conseguem enxergar como mentira a fé de outras pessoas, mas não podem ver que a sua própria fé é um mito?


Faz sentido as Testemunhas de Jeová julgarem outros credos como condenados por Deus, acreditando que somente eles serão salvos e os demais destruídos? Faz sentido as Testemunhas de Jeová quererem a todo custo convencer a todos a aceitarem o que eles acreditam?