22 de jul de 2010

Satã ou a serpente, quem enganou Eva?

Quem enganou Adão e Eva, trazendo o pecado e a morte aos humanos? Gênesis 3 afirma claramente que foi uma serpente falante e muito esperta, que depois recebeu a seguinte condenação de Deus: “...maldita és dentre todos os animais... Sobre o teu ventre andarás e pó é o que comerás...”(Gen.3:14), “E porei inimizade entre ti(serpente) e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar”. (Gen.3:15).

Este relato da queda do homem é importantíssimo para os cristãos, pois a partir daí houve a necessidade de um redentor messiânico.

Dado a importância do assunto, os cristãos argumentam que Satã estava por detrás da serpente do Éden. A Torre de Vigia consegue provar que Satanás é a  serpente de Gênesis, traduzindo o texto de Revelação 12:9 da seguinte forma: "Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás...".(TNM) - Lendo este texto somos obrigados a concluir que Satanás é a serpente que causou o pecado original.

Será que a Torre de Vigia tem razão? Satanás usou a serpente para enganar Eva? Que tal investigarmos este assunto, usando as escrituras de forma honesta?

Em primeiro lugar, o Velho Testamento(VT)  não menciona o relato de Gen.3 nem uma única vez. Estranho não?  Porque os relatos de Gênesis a partir do capítulo 12 são mencionados repetidamente no VT, mas os capítulos 1 a 11 não?  Será que estes 11 capítulos são uma inserção tardia e os escritores do VT não os conhecia? O que importa ressaltar, é que o VT não esclarece nada sobre a serpente.

O Novo Testamento fala sobre a serpente, mas não diz que Satanás a usou para enganar Eva. Surpreso (a)? Ninguém no NT, nem mesmo Jesus Cristo,  relacionou Satã a serpente. Vamos analisar alguns textos no NT que menciona Satã ou a serpente, depois tire suas conclusões.

Note o que Jesus disse em João 8:44 - “Vos sois do diabo, vosso pai, e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o principio e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.  Jesus chama Satã de homicida, talvez indicando que ele estava por detrás do primeiro assassinato, o de Abel. Também chama Satã de mentiroso, indicando que ele usa este artifício  quando testa a fidelidade das pessoas. Este texto de forma alguma afirma que Satã usou a serpente para enganar Eva.

O Apóstolo Paulo escreveu sobre a serpente,  mas receio que ele não elucidou o caso. Vejam o que disse em 2 Cor.11:3 - “Receio, porem, que, como a serpente seduziu Eva por sua astucia, vossos pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo”.  No contexto, Paulo compara em primeiro lugar, os eminentes apóstolos com a serpente que enganou Eva, e depois menciona Satã que engana fingindo-se de Anjo de Luz. Desta forma, Paulo fala de dois personagens:  1) a serpente que enganou Eva, 2) Satã que também engana. Paulo afirmou que quem enganou Eva foi uma serpente. Se Paulo queria que seus leitores pensassem que Satã se fez passar pela serpente, porque não o disse?

Por último, vamos analisar textos do Apocalipse. Apoc. 12:3 "Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres..." 12:9 "Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás..." Abaixo uma ilustração deste "Dragão/Serpente".




 


Embora a "TNM" da Torre de vigia traduziu "serpente original", diversas traduções que pesquisei traduziram de forma mais honesta como "serpente antiga".

Neste texto, Satã e chamado de grande Dragão de 7 cabeças e antiga Serpente.  Esta antiga Serpente não seria a mesma que enganou Eva? Será que finalmente o último livro da bíblia esclarece que Satã estava por detrás da serpente como quer a Torre de Vigia? A resposta é NÃO! Note que o texto não diz “a antiga serpente que enganou Eva”, diz apenas “o grande Dragão, a antiga Serpente”. Hoje se pensa em um dragão mitológico com membros e asas, mas nos tempos bíblicos conforme ilustrado acima, ele era uma serpente com múltiplas cabeças.  Em Jó 40:25 a 41:26, lemos sobre um Dragão-serpente do mar que soltava fogo pela boca.  Em Isaías 27:1, lemos: - “Naquele dia punirá Iahweh, com a sua espada dura, grande e forte, leviatã, serpente escorregadia, leviatã serpente tortuosa...”.  E em Salmos 74:14, lemos: -  “Tu esmagaste as cabeças do Leviatã dando-o como alimento ás feras selvagens....  Agora ficou claro, no capitulo 12 de Apocalipse, Satã é comparado ao Dragão-serpente de múltiplas cabeças, mencionado algumas vezes no VT, e não a serpente que enganou Eva.

Se não foi Satã, quem afinal, enganou Adão e Eva? O que as pessoas em geral, principalmente as esclarecidas e conhecedoras das escrituras pensavam no primeiro século sobre o relato de Gênesis 3?

Vejam o que o grande e respeitado historiador Flavio Josefo disse:  “Porém, enquanto todas as criaturas vivas têm uma única linguagem, a serpente nesse momento, que vivia junto com Adão e sua mulher, demonstrou uma inclinação invejosa ao pensar que eles viveriam felizes e em obediência aos mandamentos de Deus. E, supondo que quando desobedecessem a esses mandamentos cairiam em desgraça, ela persuadiu a mulher, alheia a uma intenção malévola, a provar da Árvore do Conhecimento”. (Antiguidades Judaicas 1.1.4). Observe que Josefo considera a serpente como apenas mais um dos animais criados, que, assim como os outros, tem o poder da fala. Segundo Josefo, e também o Apóstolo Paulo, quem enganou Eva foi uma serpente não um anjo rebelde.

Como vimos, em Gênesis 3 não há um mínimo indício de que havia uma anjo por detrás da serpente, vimos apenas uma cobra falante enganando Eva e depois sendo condenada por Deus. Quem foi condenado foi uma serpente não um anjo. Não há nenhuma indicação na bíblia inteira, de que Satã estava por detrás da serpente. As pessoas no primeiro século acreditavam que no Éden as serpentes falavam, portanto quem enganou Eva foi uma serpente comum. Quem então associou Satã como a serpente do Éden?

A primeira pessoa a conjecturar que Satanás usou a serpente para enganar Eva, foi um antigo padre chamado Justino Mártir, isto já no século dois. Mas a teoria de Justino não se baseava na bíblia e sim em suas próprias conclusões.

Interessante que Torre de Vigia e outras religiões cristãs criticam e condenam a Igreja Católica, mas ao mesmo tempo bebem de sua fonte, quando se utilizam deste e de muitos outros dogmas criados por ela.