22 de jul. de 2010

Satã ou a serpente, quem enganou Eva?

Quem enganou Adão e Eva, trazendo o pecado e a morte aos humanos? Gênesis 3 afirma claramente que foi uma serpente falante e muito esperta, que depois recebeu a seguinte condenação de Deus: “...maldita és dentre todos os animais... Sobre o teu ventre andarás e pó é o que comerás...”(Gen.3:14), “E porei inimizade entre ti(serpente) e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar”. (Gen.3:15).

Este relato da queda do homem é importantíssimo para os cristãos, pois a partir daí houve a necessidade de um redentor messiânico.

Dado a importância do assunto, os cristãos argumentam que Satã estava por detrás da serpente do Éden. A Torre de Vigia consegue provar que Satanás é a  serpente de Gênesis, traduzindo o texto de Revelação 12:9 da seguinte forma: "Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás...".(TNM) - Lendo este texto somos obrigados a concluir que Satanás é a serpente que causou o pecado original.

Será que a Torre de Vigia tem razão? Satanás usou a serpente para enganar Eva? Que tal investigarmos este assunto, usando as escrituras de forma honesta?

Em primeiro lugar, o Velho Testamento(VT)  não menciona o relato de Gen.3 nem uma única vez. Estranho não?  Porque os relatos de Gênesis a partir do capítulo 12 são mencionados repetidamente no VT, mas os capítulos 1 a 11 não?  Será que estes 11 capítulos são uma inserção tardia e os escritores do VT não os conhecia? O que importa ressaltar, é que o VT não esclarece nada sobre a serpente.

O Novo Testamento fala sobre a serpente, mas não diz que Satanás a usou para enganar Eva. Surpreso (a)? Ninguém no NT, nem mesmo Jesus Cristo,  relacionou Satã a serpente. Vamos analisar alguns textos no NT que menciona Satã ou a serpente, depois tire suas conclusões.

Note o que Jesus disse em João 8:44 - “Vos sois do diabo, vosso pai, e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o principio e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.  Jesus chama Satã de homicida, talvez indicando que ele estava por detrás do primeiro assassinato, o de Abel. Também chama Satã de mentiroso, indicando que ele usa este artifício  quando testa a fidelidade das pessoas. Este texto de forma alguma afirma que Satã usou a serpente para enganar Eva.

O Apóstolo Paulo escreveu sobre a serpente,  mas receio que ele não elucidou o caso. Vejam o que disse em 2 Cor.11:3 - “Receio, porem, que, como a serpente seduziu Eva por sua astucia, vossos pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo”.  No contexto, Paulo compara em primeiro lugar, os eminentes apóstolos com a serpente que enganou Eva, e depois menciona Satã que engana fingindo-se de Anjo de Luz. Desta forma, Paulo fala de dois personagens:  1) a serpente que enganou Eva, 2) Satã que também engana. Paulo afirmou que quem enganou Eva foi uma serpente. Se Paulo queria que seus leitores pensassem que Satã se fez passar pela serpente, porque não o disse?

Por último, vamos analisar textos do Apocalipse. Apoc. 12:3 "Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres..." 12:9 "Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás..." Abaixo uma ilustração deste "Dragão/Serpente".




 


Embora a "TNM" da Torre de vigia traduziu "serpente original", diversas traduções que pesquisei traduziram de forma mais honesta como "serpente antiga".

Neste texto, Satã e chamado de grande Dragão de 7 cabeças e antiga Serpente.  Esta antiga Serpente não seria a mesma que enganou Eva? Será que finalmente o último livro da bíblia esclarece que Satã estava por detrás da serpente como quer a Torre de Vigia? A resposta é NÃO! Note que o texto não diz “a antiga serpente que enganou Eva”, diz apenas “o grande Dragão, a antiga Serpente”. Hoje se pensa em um dragão mitológico com membros e asas, mas nos tempos bíblicos conforme ilustrado acima, ele era uma serpente com múltiplas cabeças.  Em Jó 40:25 a 41:26, lemos sobre um Dragão-serpente do mar que soltava fogo pela boca.  Em Isaías 27:1, lemos: - “Naquele dia punirá Iahweh, com a sua espada dura, grande e forte, leviatã, serpente escorregadia, leviatã serpente tortuosa...”.  E em Salmos 74:14, lemos: -  “Tu esmagaste as cabeças do Leviatã dando-o como alimento ás feras selvagens....  Agora ficou claro, no capitulo 12 de Apocalipse, Satã é comparado ao Dragão-serpente de múltiplas cabeças, mencionado algumas vezes no VT, e não a serpente que enganou Eva.

Se não foi Satã, quem afinal, enganou Adão e Eva? O que as pessoas em geral, principalmente as esclarecidas e conhecedoras das escrituras pensavam no primeiro século sobre o relato de Gênesis 3?

Vejam o que o grande e respeitado historiador Flavio Josefo disse:  “Porém, enquanto todas as criaturas vivas têm uma única linguagem, a serpente nesse momento, que vivia junto com Adão e sua mulher, demonstrou uma inclinação invejosa ao pensar que eles viveriam felizes e em obediência aos mandamentos de Deus. E, supondo que quando desobedecessem a esses mandamentos cairiam em desgraça, ela persuadiu a mulher, alheia a uma intenção malévola, a provar da Árvore do Conhecimento”. (Antiguidades Judaicas 1.1.4). Observe que Josefo considera a serpente como apenas mais um dos animais criados, que, assim como os outros, tem o poder da fala. Segundo Josefo, e também o Apóstolo Paulo, quem enganou Eva foi uma serpente não um anjo rebelde.

Como vimos, em Gênesis 3 não há um mínimo indício de que havia uma anjo por detrás da serpente, vimos apenas uma cobra falante enganando Eva e depois sendo condenada por Deus. Quem foi condenado foi uma serpente não um anjo. Não há nenhuma indicação na bíblia inteira, de que Satã estava por detrás da serpente. As pessoas no primeiro século acreditavam que no Éden as serpentes falavam, portanto quem enganou Eva foi uma serpente comum. Quem então associou Satã como a serpente do Éden?

A primeira pessoa a conjecturar que Satanás usou a serpente para enganar Eva, foi um antigo padre chamado Justino Mártir, isto já no século dois. Mas a teoria de Justino não se baseava na bíblia e sim em suas próprias conclusões.

Interessante que Torre de Vigia e outras religiões cristãs criticam e condenam a Igreja Católica, mas ao mesmo tempo bebem de sua fonte, quando se utilizam deste e de muitos outros dogmas criados por ela.  

13 comentários:

Anônimo disse...

Porque a própria Bíblia chama Satanás de antiga serpente. Sabemos que ele é um anjo, qual o objetivo de colocar essa apelido nele?

Paulo Arroio disse...

Em Revelação 12:3e9, Satanás é chamado de "Dragão de 7 cabeças,gde dragão e antiga serpente", na bíblia inteira a única criatura mitológica que se encaixa nesta descrição é o Leviatã que era uma serpente dragão de 7 cabeças. Satanás é chamado de muita coisa na bíblia: "Governante do mundo, Anjo de Luz, Belial, Lucifer e etc". Podemos ser chamado de alguma coisa que não somos, foi isto o que ocorreu com este anjo rebelde, ele foi chamado de muita coisa para que o crente entendesse certas caracteristas dele.

Anônimo disse...

Existem algumas verdades sim por aqui.. Mas quanto à serpente não há o que polemizar não.. Criaturas espirituais usando um animal para falar aconteceram... uma serpente... uma jumenta... Conforme a biblia mesmo fala satanas foi o anjo que andou no Éden e se achou defeito nele.. Qualquer pessoa com mentalidade nobre e razoável verá isso. Procure então seu moço assuntos mais edificantes que lhe serão de melhor proveito espiritual. Obrigado.

Anônimo disse...

Satan, serpente, dragão, viado, tanto faz, é indiferente. Façam a sua parte no Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a vós mesmos. Religiões são como times de futebol, apenas afastam seus "fiéis torcedores" dos outros.

Unknown disse...

Estás a perder muito tempo publicando este tipo de artigo bem sabes que enquanto não te arrependeres nunca mais serás feliz pois por mais que tu queiras tirar as verdades biblicas da tua cabeça infelizmente só tens duas opções arrepender-se ou ser destruído então vais te rebelar e continuar nesta escuridão quando na realidade Deus te dá a oportunidade de fazer as pazes .

Estás cada vez mais obcecado pela maldade e isto me faz lembrar o final que judas teve ... eu tenho quase a certeza que cada artigo que escreves é com lágrima no rosto pois sabes que estás a fazer o que é errado.

A tua grande vontade é ser aceite pelo povo de Deus , mas digo-te em verdade este é o portão estreito que leva a salvação e são poucos que poderão entrar nele , mas se te esforçares tenho a certeza de que Deus te aceitará de volta como um pai que recebe o seu filho pródigo , tens de fazer algumas mudanças existem mitos que estavam na mesma situação que tu mas conseguiram voltar para a organização e foram aceites sem problemas .

Agora se quiseres continuar nas trevas azar o teu .... Contribuído.

Unknown disse...

Bom dia ,

Para mudares e seres aceite de volta na organização , tens alguns passos a seguir:

1º Ore a Jeová por ajuda derramando todo teu arrependimento por ele.
2º Publica neste mesmo blog um pedido de desculpas e assuma que realmente queres voltar a ser aceite na organização.
3º Vá assistir a próxima reunião na congregação local (serás bem recebido e alegraras o coração de Jah).
4º Abandona toda a conduta que Deus condena(Fornicação, adultério, mentiras etc.)

5º Empenha-te continuamente nestas coisas e quanto menos esperares os anciãos estarão em tua casa para cuidar de ti.

Não será fácil e pode levar algum tempo...mas tens de persistir em pedir e ele(O soberano) te dará ore sem cessar com muito fervor e súplicas .

Agora se decidires deliberadamente continuar na escuridão ... o problema será somente teu e pagarás sem sombra de dúvidas .

Remova este artigo e crie um que traz alegria para ti e para a tua
família .

Até quando persistireis mancando se é a Jah que tu amas siga ele mas se é a baal então vá para ele.(tu sabes que é a coisa errada) .

Mas eu acredito que se te empenhares e acreditares um dia sim um dia pedirás o meu contacto e sem sombra de dúvidas darás a tão ansiosa noticia FUI READMITIDO...

Até lá comece a meditar e pense neste comentário como uma forma de Jeová estender-te a mão ... Tens de agir pois o fim está próximo e apressa-se cada vez mais .

Contributo.

Auxiliadora disse...

Concordo plenamente com o artigo. A Escritura diz que "o pecado entrou no mundo pelo homem". Se diabo e satanás fosse um anjo rebelado o pecado teria entrado no céu através desse anjo. No céu entra pecado? pense bem!a palavra diabo e satanás significa adversário. qualquer adversário é satã.A mulher comeu do fruto porque quiz. è muito fácil culpar os outros pelos nossos erros. Nós pecamos porque queremos, obedecemos aos nossos desejos. O disbo e satanás é em resumo nosso desejo e a palavra diz resista ao diabo e ele fugirá de vós. Amém!

Pedro Paulo disse...

Ah neim... Que argumentação equivocada... rsrsrs... Irmãozinho, leia mais. Vai te dar uma compreensão melhor das escrituras e seus personagens... Na serpente antiga (Sentido espiritual remetendo a Satanás atuando no Éden no passado), Satanás manipula a serpente (Animal em sentido físico)para executar seus planos, ponto final.Ah, e Flávio Josefo apesar de ser muito útil não é um escritor inspirado da Bíblia. Abraço fraterno.

Anônimo disse...

1 leviatã não se tratata de uma criatura mitológia e sim a um animal do mesmo genero dos crocodilos, de maior tamanho, porém já extinto a ssim como é o caso dos matutes espécimes do mesmo genero dos pacdermes ou elefantes!gostaria que saber em que texto está q um leviatã te 7 cabeças.
2 em sua tese infundada você procurou todo o tempo usar a própria biblia pra contradize-la ou para afirmar que alguns capitulos não foram acrescentedos, como se esses não fizessem parte do canom biblico, mas se esqueceu que as outras traduçõe que você citou como mais sinceras por traduzirem serpente original por antiga serpente, tambem incluem esse primeiro capitulos em suas traduções.No entanto, na hora de mostrar a veracidade de suas informações decidiu usar uma citação de Josefo um mero expectador com uma tese tão infundada quanto a suas.

concluindo:
olhem a citação utilizada:
"Observe que Josefo considera a serpente como apenas mais um dos animais criados, que, assim como os outros, tem o poder da fala. Segundo Josefo, e também o Apóstolo Paulo, quem enganou Eva foi uma serpente não um anjo rebelde".
De acordo com você no eden os cães latiam ous leões rugiam enquanto as cobras alem de "pensar, falavam e invejam" os humanos interessante!
Então de acordo com "respeitado" historiador josefo naum eram só as cobras!puxa vida, mais interessante ainda! E querem me convencer que paulo tambem pensava assim?!
Não sei oq é mais ilário, este artigo infundado ou eu aqui lendo isto.

4 novo e velho testamento não existem e biblia é uma só a unica coisa que muda é o idioma que ela foi escrita, uma parte em hebraico e outra em grego 66 livros que formam um só.

olha que eu nem sou tj e já encontrei essas falhas. amigo se vc está carente e quer atenção arrume um cachorro, uma mulher ou um homem se vc preferir, mas pare de escrever estas merdas.

Essa torre como vc chama tem mais de 100 anos um grupo de estudiosos!
E vc ? quem é vc?

E quanto aos demais que apoiam está bosta fica a frase:
Ninguem chuta cachorro morto!

Paulo Arroio disse...

Na mão de quem você esta comendo? Você deveria ler o artigo com atenção antes de precipitadamente fazer um comentário infundado, vejamos:

“1- leviatã não se tratata de uma criatura mitológia e sim a um animal do mesmo genero dos crocodilos, de maior tamanho, porém já extinto a ssim como é o caso dos matutes espécimes do mesmo genero dos pacdermes ou elefantes!gostaria que saber em que texto está q um leviatã te 7 cabeças.”

Presta mais atenção!

Jó 14:25/6 diz que o Leviatã soltava FOGO PELAS VENTAS. O seu crocodilo de tamanho maior também soltava fogo?

Você quer saber qual o texto que diz que o Leviatã tem 7 cabeças? Leia Salmos 74:14, lá diz que o Leviatã possui “CABEÇAS”, ou seja ele tem mais de uma cabeça, e segundo a mitologia Cananéia eram 7 cabeças. A hidra de 5 a 7 cabeças da mitologia grega se baseia no Leviatâ;

VEJA BEM, UM CROCODILO NÃO SOLTA FOGO PELAS VENTAS E NEM POSSUI CABEÇAS, se liga cabeção.

O resto de seu comentário é tão descabido que não vale a pena replica-lo.

Religião só serve pra isso, fecha a cabeça das pessoas e as transforma em pessoas desrespeitosas.

PROFESSOR AUGUSTO disse...

Coitada da serpente, ela nao enganou nem usou de algum subterfúgio para convencer eva a comer, o que simplesmente fez foi dizer a verdade, "pode comer que não morrerá" e foi exatamente isto que aconteceu, comeu e não morreu, e não me venham com interpretações tipo ela começou a morrer depois que foi expulsa, até porque foram expulsos nao pela desobediencia, e sim porque nao queriam que comessem da arvore da vida e vivessem para sempre.notem que deus ja tinha admitido que tinham se tornado igual a ele, Salve a Serpente que foi amaldiçoada por dizer a verdade.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o artigo. Não há qualquer indicio nas escrituras que Satã seja a serpente ou que tenha possuido, usado ou falado por meio da serpente. Tal conjectura só surgiu nos seculos posteriores aos apostolos.

Anônimo disse...

Leia o livro "Satã, uma biografia" é bastnte esclarecedor!