4 de mai. de 2008

Sem base Bíblica a Torre de Vigia maltrata os que saem



Uma característica marcante das Testemunhas de Jeová é a sua política sobre como devem ser tratados os que não fazem mais parte de sua seita. Eles são obrigados a cortar associação com todos os que saem mesmo que sejam familiares. As principais conseqüências desta doutrina extremamente dura são: a) rompimento de grandes amizades, b) destruição de relações familiares, deixando as vítimas devastadas emocional e espiritualmente. Suicídios ou tentativa de suicídio não são incomuns.


De todas as doutrinas legalistas da Sociedade Torre de Vigia (ou STV), esta talvez seja a principal responsável pela revolta entre antigos membros da Organização. E estes em resposta tem feito um exame exaustivo de sua história e ensinamentos e expondo todas as suas falácias.


Veremos primeiro como a STV recomenda que sejam tratados os que saíram espontaneamente da seita. Estes não cometeram nenhum pecado grave como adultério, roubo, etc.


Os que se dissociaram da organização são marcados como "apóstatas", e as Testemunhas de Jeová são ensinadas que devem odiar a tais. Um artigo da STV intitulado “Esquadrinha-me, ó Deus” apareceu na revista “A Sentinela” de 1 de outubro de 1993 na pg. 19 § 15, diz:- Sobre estes, o salmista disse: “Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová, e não tenho aversão aos que se revoltam contra ti? Odeio-os com ódio consumado. Tornaram-se para mim verdadeiros inimigos.” (Salmo 139:21, 22) Foi por odiarem intensamente a Jeová que Davi os encarava com repugnância. Os apóstatas estão incluídos entre os que mostram seu ódio por Jeová por se revoltarem contra ele. A apostasia é, na realidade, uma rebelião contra Jeová. Alguns apóstatas professam conhecer e servir a Deus, mas rejeitam ensinos ou requisitos delineados na Sua Palavra. Outros afirmam crer na Bíblia, mas rejeitam a organização de Jeová e tentam ativamente obstaculizar a sua obra. Quando eles deliberadamente escolhem tal maldade depois de conhecerem o que é correto, quando o mal se torna tão entranhado que se torna parte inseparável de sua constituição, o cristão precisa odiar (no sentido bíblico da palavra) os que se agarraram inseparavelmente à maldade.



É incrível, mas a STV por meio de falsos raciocínios, incentiva as Testemunhas de Jeová a odiar os que saem. Que calúnia, que irresponsabilidade afirmar que alguém odeia a Deus por não pensar como você. Os que saíram da STV em sua maioria continuam amando a Deus, só não concordam em 100% dos ensinamentos da seita. Todo crente tem ciência de que, só Deus pode saber quem o ama e quem o odeia. O artigo acima está totalmente incorreto.


Além dos “Apóstatas”, há os que foram expulsos ou desassociados, por terem cometido um pecado grave (segundo os conceitos da STV), e não se arrependeram, estes não tem uma sorte melhor, são tratados da mesma forma que os “apóstatas”, as Testemunhas de Jeová nem mesmo podem dizer um simples “olá” a estes antigos irmãos.


E se o dissociado/desassociado for um parente, como deve ser tratado? Um artigo da STV intitulado “Quando um parente é desassociado” apareceu na revista “A Sentinela” de 15 de dezembro de 1981, na pg. 25 § 18 diz:- A segunda situação que temos de considerar é a que envolve um parente desassociado ou dissociado que não é do círculo familiar imediato, nem vive no mesmo lar. Tal pessoa ainda está aparentada por sangue ou casamento, e por isso poderá haver necessidade limitada de cuidar de assuntos familiares necessários. Não obstante, não é o mesmo como se vivesse na mesma casa, onde não se podem evitar o contato e a conversação. Devemos ter bem em mente a orientação inspirada da Bíblia: “[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso . . ., nem sequer comendo com tal homem.” — 1 Cor. 5:11.



Mesmo causando pesar as pessoas, a STV incentiva que parentes que se amam devam “Cessar de ter convivência”, se o parente não vive na mesma casa, deve-se “evitar o contato e a conversação”. Isto tudo deve ser feito, não porque o parente a ser evitado seja “alguém ruim”, mas sim por causa de alguma diferença religiosa. Que absurdo!!


MAIS IMPORTANTE DO QUE SABERMOS O QUE A STV ENSINA, É CONVENCER-NOS SE ELA TEM O APOIO DO CRIADOR.
Será que a STV tem apoio da Bíblia para impor esta maldosa doutrina? É o que veremos.


O principal texto bíblico para reflexão, é o mesmo usado pela STV para sua doutrina em questão:
“ Mas, eu vos escrevo agora que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem” - 1.Cor . 5:11 (TNM)


O texto é claro, e está indicando que a congregação não devia se associar com uma pessoa que é, “chamado de irmão” (aquele que professa ser um membro da congregação), e que praticava pecados sérios.
Em que local e em que ocasião não poderia haver esta associação com o pecador? Em que ocasião não se poderia comer com tal homem?
Para termos uma compreensão adequada das Escrituras sobre este assunto, é necessário que tomemos ciência das práticas congregacionais e dos costumes dos cristãos judeus no primeiro século.


Analisando as próprias publicações da STV, teremos as respostas, um artigo intitulado, “Não deixem de reunir-se”, na Revista A Sentinela de 15/11/02 na pg. 7 diz:- “A congregação que está na casa deles” As reuniões dos seguidores de Jesus do primeiro século fornecem o modelo para as reuniões cristãs. As Escrituras indicam que costumavam reunir-se em lares particulares. Por exemplo, o apóstolo Paulo escreveu: “Dai os meus cumprimentos a Prisca e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, . . . e cumprimentai a congregação que está na casa deles.” (Romanos 16:3, 5; Colossenses 4:15; Filêmon 2)



Outro artigo intitulado “Ágapes (festas de amor)” no livro Perspicaz volume 1, pg. 62 diz:- Alguns dizem que eram ocasiões em que os cristãos materialmente prósperos realizavam banquetes aos quais convidavam seus concrentes pobres. Os órfãos, as viúvas, os ricos e os menos afortunados compartilhavam juntos uma mesa abundante num espírito de fraternidade.
Tertuliano, escritor do segundo e do terceiro século, fornece uma descrição dos ágapes, narrando que os participantes, antes de se reclinarem para comer, faziam uma oração a Deus. Comiam e bebiam com moderação, apenas o bastante para satisfazer a fome e a sede, lembrando-se de que, mesmo durante a noite, tinham de adorar a Deus. Sua conversa era a daqueles que sabiam que o Senhor estava escutando. Cada um entoava um cântico, e a festa se encerrava com oração. — Apology (Apologia), XXXIX, 16-18. ..........Como refeição literal, os ágapes se tornaram sujeitos a diversos abusos por parte dos que não tinham o correto conceito espiritual. Os textos de Judas 12 e 2 Pedro 2:13 confirmam estas refeições.


Notamos que os costumes de associação e culto, praticado no primeiro-século pelos judeus cristãos eram:- a) reuniam-se em casas privadas, b) nestas ocasiões tomavam refeições, c)adoravam a Deus, d) falavam sobre assuntos espirituais, e) entoavam cânticos, f) oravam.

Somente nestas reuniões em lares particulares, é que o “pecador praticante”, não poderia “ter convivência com a congregação”, e também não se poderia “comer com este homem”.


- - - - - - o - - - - - -


Outro texto, 2 João 10,11, é usado pela Sociedade Torre de Vigia, como base para não cumprimentarem os que saíram. Será que aplicam corretamente este texto?
“Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas”. - 2 João 10,11 (TNM)


Só que o texto acima não é para pessoas que tenham saído da congregação cristã. Seu contexto indica tratar-se do anticristo, de alguém que "não traz este ensino" (de Cristo). Como as reuniões congregacionais eram realizadas em lares particulares, os opositores dos ensinos de Cristo (anticristo), não poderiam ser recebidos nestas reuniões.


Sobre não cumprimentar tais pessoas (Se o texto de 2 João 10,11 for observado literalmente), as Testemunhas de Jeová além de não poder convidar ninguém a ir em sua casa, a não ser outra testemunha de Jeová, também nunca poderiam saudar a ninguém que não seja uma testemunha de Jeová, pois elas entendem que somente elas levam o verdadeiro ensino de Cristo. Sabemos que elas cumprimentam até mesmo quem não acredita em Cristo, desta forma não estão obedecendo o texto de 2 João 10,11.


Mas, para entendermos melhor o termo, “nem o cumprimenteis”, é necessário sabermos de outro costume dos Cristãos do primeiro século. Os cristãos do primeiro século costumavam cumprimentar ou “saudar com um beijo” (Rom.16: 16; 1.Cor.16: 20; 2Cor.13: 12; Ti.3: 15; 1Ped.5: 14) Quando Paulo enviou suas "saudações", em uma carta aos cristãos de Tessalónica, ele solicitou que os "irmãos" cumprimentassem os demais, com um "beijo santo" em seu nome. (1 Tess.5: 26).


Era este cumprimento especial, com um “beijo santo”, que os cristãos não deveriam cumprimentar o anticristo.


Concluindo esta questão, ficou claro que:- Paulo realmente deu instruções aos cristãos a expulsar da congregação, qualquer pessoa que pratica pecado. O desassociado seria excluído, de ser saudado com os "santos beijos", também não sendo permitida a participação nos encontros e refeições para o culto cristão e de oração. No entanto, a instrução de Paulo não proibia conversa normal com os ex-membros. Tampouco eles foram impedidos de assistir ao culto no templo e nas sinagogas. Jesus, os apóstolos e Paulo, juntamente com o resto dos judeus, adoravam Deus quer publicamente, no templo e sinagogas, e em particular com pequenos grupos em várias casas. (Atos 5:42) Foi a partir do clube privado para o culto cristão que pecadores foram excluídos.


Observamos que a STV distorce textos Bíblicos em prol de sua doutrina sobre os desassociados/dissociados.


- - - - - - o - - - - - -


Para os cristãos, as palavras de Jesus devem ter maior peso do que as de Paulo. Como Jesus instruiu os cristãos a tratarem os que foram expulsos da congregação? Vejamos.


“Outrossim, se o teu irmão cometer um pecado, vai expor a falta dele entre ti e ele só. Se te escutar, ganhaste o teu irmão. Mas, se não te escutar, toma contigo mais um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, todo assunto seja estabelecido. Se não os escutar, fala a congregação. Se não escutar nem mesmo a congregação, seja ele para ti apenas como homens das nações e como cobrador de impostos”. Mat.18:15-17 (TNM)


A instrução, foi para apresentar o assunto do pecado, primeiro entre os dois indivíduos sozinhos. Então, se o pecador se arrepender, estaria tudo resolvido. Se o pecador não se arrepender, em seguida, um ou dois outros deverão ser procurados como testemunhas. Se o irmão permaneceu pecador, só então, em última instância, ele deverá ser submetido a toda a congregação (e não em particular, com os "anciãos", como a Torre de Vigia instituiu).
Se, depois de tudo isso, a pessoa ainda não ouvir, ele deverá então ser tratado da mesma forma que Gentios (estrangeiros) ou cobradores de impostos. Em outras palavras, os cristãos devem tratar os ex-membros como qualquer outra pessoa que não seja membro da congregação. No que diz respeito à "cobradores de impostos", Jesus comeu e se associou com eles. Mateus era um Cobrador de Impostos. Cobradores de Impostos não foram populares, mas tampouco foram rejeitados.


Conclusão


Não há qualquer obrigatoriedade com base nas escrituras, para que os cristãos se afastem totalmente dos ex-membros (ou seja, não ter qualquer associação ou conversa com eles). A instrução é expulsa-los a partir da congregação, e tratá-los como qualquer outra pessoa que não seja membro. Sobretudo, não existe qualquer texto bíblico, que dê apoio para o cristão excluir de sua vida, seus parentes - pais, filhos e irmãos e etc.


Lembremo-nos também que a lei que deve reger o verdadeiro cristianismo é a lei do AMOR e não do ÓDIO.

11 comentários:

Anônimo disse...

pessoas quando se vêem diante do 'entusiasmo', do divino, tendem à pregação de seu achado íntimo a todo ser vivo que encontra pela frente. deslumbrada com a sua própria descoberta do divino que lhe toma sai apregoando quer o outro queira ou não ouvir. quanta responsabilidade nisso!

Vanderlei disse...

Paulo Henrique Arroio Pires...VC meu ex amigo.Não vou expor aqui razões divergentes de seus pensamentos,mas lembre, estou ha mais tempo que VC nesta Organização, durante mais de 30 anos fomos amigos. Reflita em tudo o que pensa.Qtas idéias apóstatas.(Elas foram preditas).Não me considero fanático, pois analizo tudo sem cepticismo,mas de mente aberta. Ja passei por muitas dificuldades, incluzive , abandonado por aqueles que julgava serem meus amigos, mas nada me fez abandonar minhas crenças.Pois creio em meu Deus. Nesta hora poderia ficar queito, afinal apenas mais um que abandona a JEOVÁ.Mas dói, pois tenho boas lembranças de VC...Afinal fomos amigos...Vanderlei Bissiato

proodos disse...

Um verdadeiro amigo não restringe a sua amizade à afiliação religiosa. Testemunhas de Jeová não são amigas umas das outras, são apenas companheiros de crença. Essa limitação não passa de mera chantagem. Muitas pessoas, mesmo infelizes e discordando dos ensinamentos impostas pela liderança das testemunhas de Jeová permanecem ali com medo do isolamente, do ostracismo social e, pior, até familiar.
Um jovem que, compelido pelos pais a "tomar uma posição", a batizar-se como testemunha de Jeová, depois é também compelido a não deixar o grupo. A menos que tenha coragem e força suficientes para ser desprezado e ignorado por sua família e demais conhecidos. Isso é um desrespeito ao direito humano à auto-determinação. A própria constituição do Brasil no o artigo 5º, inciso XX, declara:
ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;"

Ameaças de isolamento social, de perda do apoio e afeto familiar - tudo compele milhares de pessoas a continuarem testemunhas de Jeová.Pessoas infelizes e frustradas.
Desculpa, Vanderlei Bissiato, mas eu acho que você nunca foi amigo de verdade do Paulo Henrique Arroio Pires e nem sequer possui nenhum amigo de verdade entre as testemunhas de Jeová fiéis aos 'mandados dos homens' do corpo governante.
Em tempo - ter mais tempo como testemunha de Jeová não confere a ninguém maior dicernimento.

Augusto disse...

É característico da nossa baixeza intelectual que, quanto menos alguém compreende o simples enunciado de uma idéia, mais se julga capacitado a diagnosticar os motivos psicológicos profundos e até mesmo inconscientes que teriam levado o autor a produzi-la. Isso tem a indiscutível vantagem de desviar a discussão dos terrenos áridos da filosofia, da ciência, etc., para as férteis planícies da psicanálise-de-botequim, onde todo brasileiro se sente um expert tanto quanto em técnica de futebol, economia política e mecânica de automóveis. Os motivos diagnosticados são invariavelmente mórbidos ou sinistros — ódio à humanidade, complexo de Édipo, homossexualismo enrustido, machismo porco-chauvinista, egolatria demencial, inveja recalcada, ressentimento neurótico, desejo furioso de autopromoção etc. etc. —, de modo a encobrir a pessoa do autor com uma máscara suficientemente antipática para dissuadir qualquer leitor de fazer um esforço para compreendê-lo.Realmente, quantas idéias apóstatas.As indéias de proibir transplantes de órgãos, a idéia de, pior que batizar crianças, faze-las ir de casa em casa, a idéiade proibir aniversários, mas liberar o luau...a lsit anão tem fim.

Marcelio disse...

Já desconfiava, voce já foi uma TJ e hoje prega a apostasia. Pois bem, primeiro te digo uma coisa: EU ESTOU DESASSOCIADO, errei, foi preciso que eu mesmo me corrigisse, poderia ter ficado calado, mas não minha consciencia, perante Deus, não permitiu. Nem deveria, mas vamos anilisar algumas coisas: o texto de 1 cor 5 vc não colocou por completo, em momento algum Paulo fala que era pra cessar de ter convivencia com tal pecador somente nas "cultos" ele diz: "Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de manter convivência com fornicadores, não [querendo dizer] inteiramente com os fornicadores deste mundo, ou [com] os gananciosos e os extorsores, ou [com] os idólatras. Senão teríeis realmente de sair do mundo." ou seja, os cristão do primeiro seculo tinham sim contato com pessoas que nào eram cristãs, ou de que forma pregariam a palavra? E a palavra "convivencia" é bem clara no dicionário Aurélio: coviver é viver em comum com outrem na itimidade, será que ficou claro? O texto de 1 joão, ali ele diz que aquele que traz o ensino que nào pertence a Jesus esse é o anticristo, esse é pior de todos, esse nem mesmo na rua é pra se ter contato - deve ser o que acontece com voce - embora ainda se poderia falar com ele coisas espirituais a fim de faze-lo recobrar a consciencia, mas se ele continuar com apostasia então definitivamente cessaria a conversa no presente ou no futuro, mas logico, se ele estiver arrependido e der meia volta com certeza será recebido. Sobre saudar com um beijo santo, somente aqueles que são "santos" eles não saldavam um cobrador de impostos, nem um fornicador. Ah.. ppor falar em cobrador de impostos, Jesus sim, comeu com cobradores de impostos, marcos era, mas marcos largou tudo e fooi seguir Jesus, Zaque... E sobre o texto que Jesus disse pra resolver o assunto com seu irmão, veja bem o texto: Jesus estava falando sobre um pecado que voce sabe de um irmão (Gal. 6:1,2), fala com ele, não retrocedeu, chama duas testemunhas - quem poderia ser essas testemunhas? pessoas qualificadas, de boa e aceitavel indole - não retrocedeu? Fala a congregação, ou seja, desassocia, esta fazendo errado e não retrocedeu, trata como cobradores de impostos, justamente por que eles não eram bem quistos, nem pelos cristão e nem pelos Gentios. Será que Jesus, mesmo comendo com eles - quando comeu ele disse que veio salvar os pecadores, acho que voce aidna deve lembrar dessa parte - não os amava? Ou amava e não aprovava a sua condulta? Então se a pessoa é pecadora Jesus e Jeová ainda os ama, mas não ama a sua conduta. Meu amigo, ponderá mais nas coisas, faça como Paulo disse a Timotéo - Ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, desviando-te dos falatórios vãos, que violam o que é santo, e das contradições do falsamente chamado “conhecimento”. Por ostentarem tal [conhecimento], alguns se desviaram da fé.
E nào se esqueça, eu ESTOU desassociado.. heheh!!! Ainda dá tempo, volte e tenho certeza que será muito bem vindo. :)Ouça teu amigo VAnderlei

Paulo Arroio disse...

Marcelio: gostaria de deixar claro pra vc que não faço a mínima questão de ser cumprimentado ou ter convívio com uma Testemunha de Jeová, o mundo é grande, as pessoas em geral são muito melhores do que vocês. Me sinto muito bem por ter me afastado desta seita que considero muito perigosa.

Não vou replicar o seu comentário, leia novamente o artigo com mente aberta e talvez cheque a conclusão correta.

Depois de realizar um estudo meticuloso das doutrinas e dogmas do corpo governante, cheguei a conclusão que a grande maioria não tem base bíblica, e criei o blog para ajudar pessoas de mente aberta.

Me responda Marcelio: Onde está escrito na Bíblia: 1)Que Jesus foi entronizado em 1914, b)Que é proibido comemorar aniversários natalícios, c)Que 144.000 reinarão com cristo no céu, d)Que Jesus voltará de forma invisível.
Será que esta seita sempre ensina a verdade? NÃO PORQUE: 1)Ela afirmou que o armagedon viria em 1914, depois 1925, depois 1975, depois até 2000 e nada aconteceu, 2)Ela proibiu e depois liberou o uso de vacinas, 3)Ela proibiu e depois permitiu os transplantes de órgãos, 3)Ela proibiu e depois liberou o uso de frações de sangue.....etc, etc, etc. UMA VERDADE QUE SEMPRE ESTÁ MUDANDO NÃO É UMA VERDADE, MAS UMA MENTIRA. Pense nisto.
Se quiser responder aos meus questionamentos meu email é: pauloarroyo@gmail.com

jose disse...

minha familia toda frequenta essa religião.Como pode uma pessoa no caso meu irmão chega da reunião em casa e logo começa a chingar e até bater na propria´mãe ela tem medo de denunciar porque causa da religião no caso a mascara dos TJ iria cair,essa historia de viver só de aparencia não conbina comigo.eles gastan tanto dinheiro comprando roupas que já chegaran até passar necessidades, mas nen pensar em repetir roupas nas chamadas assembleias,Quando era pequena minha mãe até me convencia pra tomar o tal "estudo biblico"Mas quando fui crescendo pude ver com os meus proprios olhos que não estava agradando a Deus e sim ao homem em oração pedi a Deus que me levasse pro caminho certo que iria Agradalo sofri muito nas mãos dos meus familiares chegaram até a negar comida pra mim (lá cada um tem sua comida separada do outro e são todos tj imagine se não fosse). a desunião e falta de amor é realmente grande.Não adianta ir nas portas dos outros pregar uma coisa que você não vive. e hoje sou evângelica agora sim eu sei da Verdade.minha familia agora não fala direito comigo só o essencial, graças a Deus não moro mas lá e de qualquer maneira eu amo eles e espero que um dia Deus tire a venda dos olhos deles.

Paulo Arroio disse...

Agradeço seu depoimento.
Concordo com você, as TJs quando pregam para as pessoas aparentam ser amorosas e amistosas, mas a realidade é outra, elas só prezam e consideram as pessoas que pensam como elas e que seguem todas as leis humanas da Torre de Vigia. As pessoas que não são TJs, são mal vistos, são taxados de "mundanos, incrédulos ou cabritos". As TJs não foram ensinadas pela Torre de Vigia a amar o próximo, mas sim a desprezar quem não é TJ.

Anônimo disse...

Sou uma TJ de 14 anos.. Que coisa hein? Esse cara num sabe o q diz.. O unico q esta errado aqui é ele..
sua mente num é aberta, é fechada, com sete chaves e cadeado de cadeia.. pare de enganar as pessoas seu apostata.. agente prega por amor as pessoas.. amamos a todas, queremos salvar a vida delas,sera q vcs num reconhecem isso? acordamos cedo, fazemos tudo, estudamos, para passar o conhecimento certo pra vcs.. Jesus foi entronizado em 1914 pq evidencias biblicas mostram isso.. vc nem se quer leu a biblia pra dizer isso neh?? tenho 14 anos, sei q pertenço a vdd, naum expussamos da congregação, mas os tratamos com amor e carinho.. ta duvidando? venha visitar-nos,e vc vai ver.. num jugue antes de conhecer.. vc vai se arrepender de dizer essas coisas.. se vc voltar tb vai ser tratado com muito carinho e amor.. se num quiser.. azar o seu...

0 disse...

A melhor coisa q eu fiz foi sair dessa religião! Tenho paz finalmente .

Anônimo disse...

As pessoas fazem merda e depois que são desassociadas passam a ter "revelações" e ficam escrevendo mentiras sobrea torre de Vigia.
É cada uma...