21 de nov de 2008

A Lavagem Cerebral é praticada pela Torre?



'Homem tem dominado homem para o seu prejuízo(Ecl.8:9)', antigamente isto ocorria através da força, hoje esta dominação ocorre sob várias maneiras. Reconhecidamente a Lavagem Cerebral tem se mostrado um método muito eficaz de dominação. Grupos radicais, políticos e religiosos usam esta via, para que seus seguidores façam tudo aquilo que os lideres desejam.
Dito de maneira simples, Lavagem Cerebral, é o conjunto de maneiras usadas para se mudar atitudes, crenças e comportamentos de pessoas.
Será que você esta sofrendo este tipo de influência? É importante que determine isto.
A Lavagem Cerebral não é tão incomum como alguns talvez possam pensar, mas ninguém, que esteja no meio do processo, consegue enxergar ou admitir.
Fiz parte de um grupo religioso, cujos membros são conhecidos como Testemunhas de Jeová (TJs), eu era convicto e fiel, agora dissociado desta religião, resolvi analisar de maneira honesta, se lá é praticado Lavagem Cerebral. Você pode fazer o mesmo se é religioso, ou adepto de alguma organização.


As TJs não admitem que sofrem um processo de Lavagem Cerebral. Quando eu era uma delas também não admitia. Está comprovado, ninguém admite que está sendo submetido a uma lavagem cerebral. Para que você possa ter certeza de que não está sendo vítima, é preciso que CONHEÇA OS MÉTODOS DE LAVAGEM CEREBRAL. Vamos ver quais são estes métodos, de acordo com o Dr. Robert Jay Lifton, psiquiatra americano (pesquisem no Google).








CONSIDEREMOS O MODELO DE OITO PONTOS DA LAVAGEM CEREBRAL DE ROBERT JAY LIFTON
Acrescentei os parênteses para melhor entendimento.


1) Controle ambiental: Limitação da informação e da comunicação. (limitar o que a pessoa pode ler, como livros e revistas, e as pessoas com quem pode conviver).
2) Manipulação Mística: A manipulação de experiências que aparecem espontaneamente, mas na realidade foram planejadas e orquestradas. (fazer afirmações místicas de forma planejada, como por exemplo: “Deus nos orienta”, assim o que dizem passa a valer como profecia).
3) Procura de Pureza: O mundo é visto como preto e branco e os membros são constantemente exortados a estar em conformidade com a ideologia do grupo e lutar pela perfeição. (O mundo atual não é bom, por isso a ideologia do grupo é lutar para conquistar um melhor).
4) Confissão: Pecados, como definido pelo grupo, devem ser confessados, quer a um monitor pessoal ou publicamente ao grupo. (A nada saudável prática de obrigar o membro a se abrir com o grupo sobre sua vida particular “pecados”).
5) Ciência Sagrada: A doutrina ou ideologia do grupo, é considerada a última Verdade, que está além de qualquer questionamento ou controvérsia. (Tudo o que ensinam é “a verdade”, e não pode ser questionada).
6) Linguagem própria: O grupo interpreta ou usa palavras e frases de maneiras novas, para que o mundo exterior muitas vezes não entenda. (Um novo vocabulário surge dentro do grupo).
7) Doutrina acima da pessoa: A experiência pessoal do membro está subordinada á ciência sagrada do grupo, qualquer pensamento contrário deve se adequar à ideologia do grupo. (A doutrina é absoluta até mesmo quando a experiência contradiz a doutrina)
8) Desprezo do existência: O grupo tem a prerrogativa de decidir quem tem o direito de existir e quem não tem. (Dão menos valor a vida atual, acham que só os que estiverem no grupo serão salvos).
Vou confrontar este modelo do Dr. Robert, com o que é praticado na Associação Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová (TJs).


1º PONTO - As TJs são incentivadas a ler apenas as publicações da própria religião, dizem: “Vocês não conseguem absorver todo o alimento espiritual fornecido pelo escravo fiel e discreto, então porque perder tempo lendo outras literaturas??.” Uma TJ não pode ler algo que conteste sua fé ou suas doutrinas. Se fizer isto será corrigido pelos anciãos, se insistir será desassociado da seita. São incentivados a restringir contato com os não TJs, argumentam: “se uma brasa se afasta do braseiro, logo se apagará.”


2º PONTO - As TJs afirmam que somente elas fazem parte do novo pacto de Deus, somente elas serão salvas no armagedom e ganharão o paraíso. Se consideram especiais para Deus, as demais religiões são manipuladas por satanás. Tudo o que publicam é por orientação divina, tornando-se assim palavras proféticas.


3º PONTO - As TJs enxergam o mundo atual, que chamam como sistema de coisas, como algo ruim, a ideologia delas é alcançar a perfeição humana na nova ordem, acreditam que apenas eles, um pequeno grupo, serão usados por Deus para mudar o mundo, transformando-o num paraíso.


4º PONTO – Nas TJs, nada deve ser escondido, quem “pecar” deve se confessar com os anciãos, quem souber de um pecado deve denunciar, se o “pecador” não confessar será desassociado. Se é um caso como relações sexuais, os anciãos querem saber de todos os mínimos detalhes para poder “julgar com imparcialidade”.


5º PONTO - Se alguma ciência colide com algum ensino das TJs, eles dizem que esta ciência é incerta ou errada. Por exemplo, as TJs dizem que Jerusalém foi destruída em 607 AEC, todos os historiadores e arqueólogos do mundo, com milhares de provas, afirmam que a data correta é 586/7 AEC, mesmo assim as TJs insistem em afirmar que elas é que estão certas. A doutrina delas (de 607 AEC a 1914 EC) não pode ser questionada, mesmo estando errada. Quem tiver a ousadia de questionar será desassociado da seita. As TJs acreditam e criaram a lenda em seu meio de que são as pessoas mais instruídas do mundo...


6º PONTO – As TJS possuem um vocabulário próprio, usam termos como: “pioneiro, ancião, serviço de campo, governo teocrático, nova ordem, desassociação, língua pura, etc.” Este vocabulário que ajuda a convencer os membros, é usado somente pelas TJ, se formos usar estes termos com outras pessoas, ninguém entenderá o que significam.


7º PONTO – Se a TJ obtiver uma informação que prove que alguma doutrina está errada, ela é instruída a ter paciência e esperar que Deus resolva a questão. Se esta TJ tentar esboçar um argumento de que a doutrina esta errada, o que acontece? Uma comissão logo é montada, onde anciãos irão avaliar se é caso para desassociação da TJ. Mesmo que a doutrina estiver errada, ela deve ser vista como a “verdade”.


8º PONTO - As TJs valorizam mais a futura vida eterna, e desprezam a vida atual de algumas maneiras, dentre elas, recusam uma transfusão de sangue mesmo que isto custe suas vidas. Acreditam que poderão obter a salvação apenas se continuarem no grupo da Torre de Vigia, para elas os demais 99,9% das pessoas serão castigados com a “segunda morte” ou morte eterna. Decidem assim, quem tem o direito de existir e quem não tem.


Se você não conhece esta religião, talvez tenha achado estranho a forma como os adeptos são condicionados a pensar e agir.


Dá para negar que estes pontos se aplicam perfeitamente a organização da Torre de Vigia?


Lembrem-se que estes pontos não foram feitos pensando nas Testemunhas de Jeová, e sim em qualquer grupo que esteja usando técnicas de controle mental. Para que uma organização seja acusada de manipulação mental, ela não precisa utilizar todos os 8 pontos, mas apenas alguns, mas a Torre de Vigia das TJs se enquadra perfeitamente e incrivelmente em TODOS. Então já respondeu? As Testemunhas de Jeová fazem lavagem cerebral?


*Crédito p/ Reginaldo Medina.

13 comentários:

Testemunhas de Jeová Free disse...

As testemunhas de Jeová são pessoas habilidosas em manipular a mente das pessoas.Elas são preparadas com um alto conhecimento em psicologia por forma a tirar a capacidade de raciocinar da pessoas.

Anônimo disse...

"Não entregue sua liberdade de pensamento e expressão nas mãos de ninguém!" Achei super esclarecedor. É isto mesmo! Antes mesmo de me afastar das TJ, me incomodava esta manipulação de consciência. Vivo a situação de ex-membro, minha família biológica não tem outra opção a não ser de me matar em vida, pois esta é a regra da Torre. Para mim é impossível um retorno a esta organização, portanto, nunca mais poderei ter algum contato com meus familiares.
Só penso que a grande maioria das TJ não se dão conta de todo processo de lavagem cerebral. Entram no programa e enquanto permanecem por alí não questionam nada. "Fazem tudo que seu mestre mandar". Isto também se dá pelo distanciamento dos meios acadêmicos. A pesquisa cientifica não é incentivada, pois isto representaria pensar, formular hipótes, colocar idéias à prova.
O membro comum e mediano só fica mesmo nas leituras das publicações da torre. Pesquisas independentes não são incentivadas. Uma pena, lamentável existir em nosso tempo um grupo tão radical, xenofóbico.

Anônimo disse...

E o que nós podemos fazer?

Durmo e acordo pensando numa maneira de ajudar essas pessoas e suas mentes, tão cheias da Torre e tão vazias da verdade e do verdadeiro amor de Deus.

Josita

Daniel disse...

"Dito de maneira simples, Lavagem Cerebral, é o conjunto de maneiras usadas para se mudar atitudes, crenças e comportamentos de pessoas.'

Sou TJ e admito realmente que eu sofri uma lavagem cerebral. E vou provar como a sofri:

Fato: Antigamente eu levava uma vida imoral, praticando fornicações e tendo vícios fortes em pornografia.

Lavagem cerebral: Ao estudar a bíblia com as TJs, aprendi que isso desagrada à Jeová. Foi me ensinado que precisamos dar uma resposta ao Diabo pelo nosso proceder de fidelidade, apoiando assim a soberania de Jeová. Foi me ensinado que com a ajuda dos irmãos, das publicações que falam desse assunto e principalmente, oração à Jeová e com a ajuda do espírito santo, eu poderia vencer essa luta. E de fato, a estou vencendo. Hoje sou um servo fiel à Jeová e larguei essa antiga vida.

Fato: Antigamente, eu tinha um linguajar ruim. Pronunciava "belos" palavrões e tinha fortes acessos de ira enquanto morava com meus pais e irmão. Era questionador da autoridade deles e uma vez até briguei corporalmente com meu amado pai (me arrependo demais disto).

Lavagem cerebral: Aprendi na bíblia que o fruto do espírito santo é amor, paz, alegria e paciência. Com a ajuda das publicações do escravo e principalmente do espírito santo de Jeová larguei essas atitudes ruins. Hoje tenho bom relacionamento com meus pais e já não falo palavrões.

Sou perfeito? Longe disso. Mas Jeová mudou minha vida e tenho certeza que a organização teve uma bela parcela de ajuda nisso.

Poderia citar que a organização, através da bíblia, me ensinou que o único Deus verdadeiro a quem devemos adoração é a Jeová e não uma trindade. Aprendi que não existe vida após a morte, bem como não existe um inferno de fogo e que nem todos os salvos irão para o céu etc etc...

Sinceramente, eu amei sofrer essa lavagem cerebral. A sofreria de novo se fosse necessário.

Anônimo disse...

Sou um que procura a VERDADE,as nas Escrituras Sagradas, não na interpretação particular de.homens

Valdemar Baltieri disse...

Meu nome atendo por VARDEMA.Para não cair na lavagem cerebral, da torre de vigia tem que ter a mente blidada e um bom conhecimento das Escrituras Sagradas.

Valdemar Baltieri disse...

Ter mente blindada ,e conhecimento das Escrituras Sagradas, não deixa se dominar pela torre de vigia. Pela alta dominância, dos abutres do corpo governante.

Valdemar Baltieri disse...

Ter mente blindada ,e conhecimento das Escrituras Sagradas, não deixa se dominar pela torre de vigia. Pela alta dominância, dos abutres do corpo governante.

Valdemar Baltieri disse...

A principal artimanha da torre de vigia é as promessas de vida num paraíso , somente eles conhecem o caminho para chegar lá o poder do desejo humano deixa as pessoas muito suscetíveis, não pessoas que cai no conto do bilhete premiado , então é existe um tesouro escondido se você me seguir obedecendo todas as minhas regras te levo até lá é segredo meu e seu não olhe pros lados vou colocar lhe uma venda mas você, no interesse do tesouro faz tudo oque provedor da promessa lhe obrigado.

Valdemar Baltieri disse...

É engraçado o que as testemunhas de Jeová não enxergam.A Escrituras Sagradas , diz em hebreus 4:12; A palavra de Deus é viva e exerce poder , Jesus Cristo provou isso quando usou as Palavras e disse em Lucas capítulo 4;está escrito,para colocar satanás no seu devido lugar e se livrar das tentações.Não isso oque a Bíblia realmente ensina? Mas a torre de vigia usa Bíblia , para intimidar e manter o controle dos TJS,Controlam a lavagem cerebral através do medo, dizendo que quando alguém o contrária está dominado por satanás e é apóstata. Isso para que os membros do resto da família do contraditório forem TJS, não possa mais se relacionar isso é usado por seitas destrutivas não é verdade, corpo governante? O próprio nome usado se revela corpo governante das mentes controladas pela lavagem cerebral.

Valdemar Baltieri disse...

Jeová está despertando os TJS, por intermédio da Rússia , a conversa do corpo governante a meretriz mãe e todas demais religiões deram em breve destruídas a organização é a menina dos olhos de Jeová se mexer ou quando mexer nela Jeová agora....POIZÉ NÉ, Jeremias no seu livro vamos comsar do Capitulo 14 ao 43; vamos ler e prestar a atenção ,oque fala sobre falços Profetas, e que nação Jeová usa para destruir Jerusalém, Nabucodonosor não é uma coincidência usar a Rússia para denunciar falços Profetas?

Valdemar Baltieri disse...

Consultei três advogados , para se for necessário, me dar apoio, e deixei por escrito tudo oque penso, assinado com firma reconhecida se houver qualquer atitude contra mim, ou algum acidente, com a minha pessoa será aberta mihas cartas e anunciada em todos os jornais mais importantes do Brasil!

Valdemar Baltieri disse...

É evidente que consta junto do meu nome, todos os meus familiares, proteção total, todo os três Advogados, e dois investigador competente, apenas uma segurança, A palavra de Deus dis para não confiarmos em homens.